terça-feira, 9 de novembro de 2010

Chá com Amor




"Em uma aldeia da China, tinha-se o costume de que o homem ao constituir nova família pelo casamento, levasse a mãe para sua nova casa.
Pois bem, uma jovem mulher quando do casamento, viu-se as voltas com um problema, não se dava bem com a sogra e não teria como escapar dessa tradição, casava-se com seu amado e aguentava a sogra ou ficava sem o amor da sua vida, o amor falou mais alto e ela ficou com o amado.
Logo nos primeiros dias da nova vida, a sogra começou a ser um incômodo em sua vida, a sogra em tudo opinava, queria que a nora fizesse todos os serviços de casa, além de requerer a atenção do filho a todo instante, a jovem, não pensou duas vezes, decidiu livrar-se da sogra. 
Logo pela manha, foi procurar um sábio nas montanhas, que atendia a muitas pessoas. Explicou ao sábio seu caso.
O sábio deu-lhe um frasco com um pó, e pediu que ela, todo dia fizesse uma xícara de chá com esse pó  que era um tipo de veneno que mataria a sogra , aos pouco, para que ninguém desconfiasse que foi ela que a tinha assassinado.
Mas para que a sogra tomasse o chá e não desconfiasse de nada , a jovem teria que tratá-la muito bem, ser-lhe delicada e cuidadosa, simpática e amável e que tratasse a sogra como fosse sua verdadeira mãe.
A esposa foi logo pra casa e começou a colocar seu plano em prática, mudou de comportamento com a sogra e já fez o chá.
Só que com os passar dos dias, a sogra também mudou o comportamento em relação a nora, começou lhe tratar com o carinho e atenção de uma mãe. A jovem, mudou seu olhar critico e severo que enxergava a sogra e também começou a nutrir um sentimento filial para a sogra.
Quando caiu em si, percebeu que estava gostando a sogra e vendo a sogra como sua verdadeira mãe, e que ainda estava a dando lhe o veneno e foi correndo ao sábio:
- Sábio, há algumas semanas vim aqui com ódio da minha sogra e pedi-lhe ajuda, o senhor me deu um tipo de veneno para que eu, disfarçando afeto por ela, service todos os dias, esse veneno como se fosse chá. Acontece que ela mudou se comportamento comigo, me tratando com amor, carinho, respeito, me dedicando a atenção e estima que uma mãe dedica a uma filha e eu vem até aqui para que o senhor me dê um antídoto para aquele veneno.
O sábio tranquilizou-a dizendo:- Fique tranquila filha, aquele chá que pensaste que era veneno, é apenas uma erva aromática, que não faz mal nenhum. e que na verdade, o não foi a sogra que começou essa mudança e sim  você  própria , que começou a tratar a sogra como mãe, e ai sim , ao invés do sentimento de disputa e discordância entre as duas, foi aos pouco, criando um sentimento fraterno e de amor. Foi sua mudança de comportamento que primeiro modificou também a sogra e você deu espaço para que ela se aproximasse de você criando esse elo suadável entre as duas. Vá minha jovem, e continue todos os dias, tratando essa nova irmã/mãe que a vida lhe trouxe com muito amor e carinho."

"Para modificar o mundo ao seu arredor, comece a modificar-se a sim mesmo primeiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...